Acerca de mim

Somos alunas do 8ºano,chamamo-nos Bárbara ,Margarida e Mariana, e este trabalho é de área de projecto. Vamos tratar do tema Hiper-Realismo.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Música


Actualmente a Bélgica, é um país que possui bandas para inúmeros géneros musicais. Existem vários artistas belgas reconhecidos internacionalmente e que possuem um enorme sucesso.
Os artistas mais internacionais da Bélgica são na maioria da região Flamenga, e isto explica-se, com o facto do mercado musical deste ser maior e mais aberto do que o Valão.

Gastronomia


Neste país a gastronomia, é muito influenciável pelas cozinhas de alguns países vizinhos tais como a França ( a região de Lorena), Flandres e Valônia. Nas regiões costeiras é muito comum servir-se pratos com peixe e frutos do mar, como por exemplo um prato de peixe com frutos do mar é o Moules Frites este prato é constituído por mexilhões com batatas fritas. Os belgas dizem ser os próprios a inventarem estes pratos. Eles servem estes pratos como se fosse um lanche, normalmente estes pratos são servidos em pratos, cones de papel que são cobertos com maionese um outro molho desconheido.
Também se pode referir outros pratos gastronómicos deste país que passo a referir o Waterzooi, gizado com peixe ou galinha.
O chocolate é conhecido como um padrão de qualidade. Um doce muito conhecido por todos os cantos do mundo são os waffles, uma sobremesa que se serve com queijo típico de Bélgica.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Cultura


A Bélgica tem uma cultura muito rica em museus, prédios históricos e arte. Uma vez por ano tem um concurso de música chamado "Koningin Elisabeth Wedstrijd". Todo ano um tipo de instrumento clássico é escolhido.
Durante o verão, há muitos festivais. Os mais conhecidos são: Werchter, Sfinks, Dour e Pukkelpop. Principalmente os jovens vão para dançar ao som das músicas das bandas famosas nacionais e internacionais, existem festivais para adultos, alternativo, com música do mundo inteiro, e outros.
E um diferencial é a cerveja belga, existem mais de 450 tipos de cerveja. As cervejas 'trapist' só existem na Bélgica e são fabricadas por monges, há também cerveja feita de cereja. Todo tipo tem o seu próprio copo.

pintores:
Pierre Alechinsky
Philippe Dubois
James Ensor
Autores:
Alexandra Vandernoot

Emly Starr
Déborah François
Linda Lepomme
Escritores:
Georges Dwelshauvers
Gilbert Hottois
Émile Verhaeren
músicos:
Hubert Léonard

Economia


A economia da Bélgica é beneficiada pela localização geográfica privilegiada do país na Europa, por uma rede de transportes bastante desenvolvida, e por uma base industrial e comercial diversificada. A indústria está concentrada principalmente na região de Flandres, ao norte.
Calcula-se que pelo menos metade da produção belga destina-se à exportação, o que dá ideia da enorme importância do comércio exterior para a economia do país. Cerca de 75% desses intercâmbios comerciais são feitos com outros países da União Europeia, sobretudo com a Alemanha, a França e os Países Baixos.
Com poucos recursos naturais, o país importa grandes quantidades de matérias-primas e exporta principalmente manufacturados. O resultado é uma economia bastante dependente dos mercados mundiais.

Produtos Agrícolas: beterraba, batata, trigo, milho e outros cereais.
Pecuária: bovinos, suínos, aves
Mineração: areia, cascalho, pedras
Indústria: metalúrgica, máquinas, equipamentos eléctricos e electrónicos, química, alimentícia.
Renda per capita: US$ 31 400 (estimativa 2004).
* Faz parte do BENELUX junto com Holanda e Luxemburgo.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Geografia

Este país tem cerca de 30.528 km², estes encontram-se distribuídos em três regioões em que as principais são a planície costeira que se localiza a noroeste, o planalto cental e as elevações de Ardenas situadas a sueste de Bélgica.
Topografia
Esta planície é constituída principalmente de dunas de arei e polders. Os polders são áreas de terra que estão num nível inferior ao mar, estas encontram-se protegidas por diques que estão mais longe do litoral nos campos drenados por canais.
Umas das outras regiões físicas, a segunda, situam-se no planalto central ou seja mais no interior. Esta área é pouco acidentada pois a altitude é lentamente mais afastada do litoral, tendo poucos vales férteis e irrigada por vários cursos de água. Aqui também se pode encontrar algum terreno mais acidentado, à qual existem grutas e pequenas gargantas.
Por fim a última e terceira planície, as Ardenas, estas são um pouco mais acidentada que as outras duas, este planalto é densamente florestado, muito rochoso mas não é muito adequado para a prática de agricultura. Aqui nas Ardenas pode-se encontrar uma vida selvagem muito elevado, e é aqui que se pode encontrar o ponto mais alto da Bélgica o Sgnal de Botrage que tem 694 metros de altura.

Hidrografia
Bélgica é constituída por dois importantes rios que são o Scheldt e Meuse. As cidades Tournai, Gante, Antuérpia, Bruges, Liège e Namur foram prósperas para estes dois rios.
O clima deste país é fresco, temperado e chuvoso. As temperaturas de verão de máxima são 25ºC e no Inverno a máxima é de apenas 7ºC. Os graus mais extremos atingidos apesar de serem raros os casos desta temperatura são os -12ºC e 32ºC

Política


Bélgica tomou a independência em 1830. Segundo a constituição esta determina que a Bélgica é constituída por um estado federal, comunidades e regiões.
O Governo era uma Monarquia parlamentar constitucional. O rei era uma figura simbólica apesar de ele ser o Chefe de estado. Este país foi membro-funadaor da União Europeia em 1957.
Actualmente este país possui um Primeiro-Ministro que é o chefe político, por um parlamento nacional e três parlamentos regionais.